8.3.10

(...cont.)





(...cont.)





(...cont.)





ONG&ONG






Durante minhas "vasculhadas" pela internet hoje, achei esse escritório q faz projetos muito interessantes. Escolhi dois q eu acho q valhe a pena dividir com vcs:



31 BLAIR ROAD

Os arquitetos do ONG&ONG foram responsáveis pela reforma de uma casa em Cingapura onde o estilo Art Deco resulta em um espaço de vida austera e neutra. O projeto, chamado 31 Blair Road, envolvia o redesenhar da entrada da casa, o interior e um terraço.
Conceito principal dos arquitetos foi o de continuidade dos espaços, de eliminar a fronteira entre interior e exterior, a fim de criar múltiplas relações entre as diversas atividades que ocorrem na residência. O projeto obteve um resultado austero e minimalista, com uma analogia constante de espaços industriais. O esquema final é uma resposta inovadora aos constrangimentos de um edifício de conservação. A fachada tradicional abraça uma forma contemporânea de viver, que foi meticulosamente alcançando um equilíbrio delicado entre o velho e o novo. Isto criou uma casa de design exclusivo e eficaz, onde o exterior traz a abordagem moderna para o interior em contexto com o entorno. Para isso era necessário que a maioria dos elementos existentes na fachada do edifício fosse mantida, essa restrição ajudou a dar forma ao projeto. A inspiração foi tirada do menor detalhe: os motivos de bambu existentes na fachada existente. A sutileza deste tema foi realizado durante todo o projeto. A casa possui um pátio que dá espaço e alívio adicional verde para o lote estreito. A decisão foi tomada para preencher este espaço com um jardim de bambu denso, em resposta aos detalhes de bambu ornamentado que apresenta a fachada frontal.
Passado o jardim frontal de bambu que dá a impressão inicial ao entrar dando a exibição contínua através do edifício. A mobiliário fixo a todo o comprimento e altura da casa, permite um espaço de vida em aberto. Isso cria uma continuidade entre todas as atividades sociais ao nível do solo. A parede de móveis projetados funcionalmente acomoda todas as necessidades dos proprietários e se estende a todos os outros andares. Cada área é definida pela utilização de iluminação sutil e por reentrâncias nas paredes.
A chapa de aço dobrado forma uma escadaria elegante. A inspiração é elaborada a partir do tema bambu criando um elemento-chave na arquitetura da casa. A escada é um complemento lúdico para a casa.
Os materiais utilizados como teca natural executar toda a dois andares superiores incentivar uma sensação de calor. O piso do terraço oferece um ambiente espaçoso ao nível térreo e casa de banho, enquanto o branco mosaicos cobrir paredes da casa, acrescentando cerca de textura para os espaços. O telhado permite que a luz penetre através do espaço do sótão e ao mezanino do primeiro andar. O quarto principal no topo da casa foi projetado com uma conexão com o quarto das crianças abaixo. Isso reafirma o conceito de continuidade entre cada espaço, não só horizontalmente através da casa, mas na vertical. Cada quarto tem janelas de altura total e ao longo de uma veneziana na parede que são semelhantes as das janelas tradicionais, isso cria uma unidade no projeto e acentua o conceito de continuidade e de austeridade.
A escada traseira em espiral de aço leva até um quarto de hóspedes e um terraço. O buraco para churrasco pode ser usado para entreter, mas também é um espaço ideal para um jantar tranquilo. Criou uma unidade global do projeto, entre os elementos antigos e novos. A composição austera da fachada traseira é uma solução contrastante, porém mantém o conceito de unidade e continuidade, na criação de uma residência neutro. À noite o teto da forma a escada traseira, atuando como um farol que emite um brilho quente no terraço.
Um grande pátio interno divide a casa. Este pátio não só permite a flexibilidade no interior/exterior, mas também incentiva a ventilação natural e permite que a luz penetre em ambas as seções da casa. Esta nova intervenção cria uma luz e uma sensação de espaço ao redor do ar também. Este pátio privado, é um lugar perfeito para relaxar ao ar livre ou entreter, jardim de bambu complementa as tonalidades suaves e aumenta a altura do edifício.
A solução despretensiosa promove a sensibilidade, a atenção para a fachada histórica. A renovação nova é um contraste sensível à fachada original, resultando em um projeto da casa funcional que deve agradar a qualquer inquilino no futuro.