12.11.09







A prática parisiense LAN Arquitetura projetou uma torre d 142m d espelho d alta pra Beirute, no Líbano. A torre é parte d "486 Mina El Hosn", um desenvolvimento também consiste em um centro comercial e d cinco blocos d habitação. Localizado na zona portuária da cidade, a torre será revestida em vidro, refletindo vistas da cidade. Tal efeito dá um ar d transparência em todo o edifício, quase q uma superfície totalmente transparente, d gelo. Simplesmente lindo!

Mais sobre o empreendimento:

486 Mina El Hosn
Beirute

O "486 Mins El Hosn", o desenhado por LAN, está pra ser construído na zona do porto, em frente à Torre Murr, o edifício crivado q passou a simbolizar a guerra civil. A torre é absolutamente nova no conceito: pele do edifício vai refletir na cidade q o rodeia. Vc será capaz d vê-lo em toda parte, e toda uma visão d saltará fora d sua superfície celular pela cidade, mostrando a Beirute, em todas as suas inúmeras facetas. E, claro, por detrás desta tecnologia inovadora está uma idéia norteadora: o contorno impressionante d "486 MINA El Hosn", q sobe acima do horizonte, permitirá um tipo d movimento e reconstituição poética visual da cidade - uma maneira d tornar-se Beirute, a sua luz, diversidade, os distritos e as culturas, a própria essência da torre.
O risco reside na construção d um novo monumento, um novo prisioneiro d memória opressivo da cidade. Na verdade, a torre recria as histórias e culturas diversas q fizeram e continuam fazendo a cidade, mas o edifício é um ser vivo, animado, mudando entidades. Seu envelope será parte integrante da realidade física da cidade, dando-lhe d volta um corpo, refletindo a sua diversidade d fatos. Ao fazer isso, ele vai abrir um espaço interior invisível, quase apagando-se e tornar-se um agente ativo na reconciliação d Beirute com ele mesmo.

Nenhum comentário: