9.11.09

Havaianas no Festival Mundial d Arquitetura







O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld venceu a categoria Compras no Festival Mundial d Arquitetura em Barcelona na semana passada pra esta loja da marca Havaianas, em São Paulo. Consumidores entram no prédio por uma plataforma ao nível da rua, com vista pra parte principal da loja onde as sandálias são exibidas em um espaço d altura duas vezes rebaixada. Modelos d exportação são exibidos dentro d um contêiner, enquanto uma tenda do mercado recorda as origens da marca. Uma grade d painéis d madeira e telhado d vidro forram o teto, admitindo a entrada d muita luz natural pra o interior da loja.
Pra projetar uma loja em um dos endereços mais caros do mundo (Rua Oscar Freire, em São Paulo) pra vender produtos d custo entre R$10,00 e R$30,00 - e não mais do q isso - era, ao mesmo tempo, o entusiasmo e a alegria do trabalho. Esta é a primeira loja da Havaianas no Brasil. O maior desafio foi o d lançar sobre a arquitetura do clima q a marca inspira: frescura, descontração, conforto, comodidade, bem-estar, a brasilidade. A loja tem um ambiente muito informal e o resultado é quase um quadrado - um espaço totalmente aberto pra rua, praticamente uma extensão da calçada, sem portas, com exuberante vegetação e iluminação natural intensa, apenas coberta por uma grade d metal alternadas com vidro/madeira intercaladas e aberturas pra ventilação e irrigação.
O edifício desenvolve-se em níveis descendentes. Na rua, apenas uma área pra uma pequena sala, um mezanino com vista pra loja inteira; a loja em si, um nível abaixo, ocupa um amplo espaço claro com pé direito duplo, marcada por elementos independentes: um carrinho d mercado d rua lembra a origem das sandálias, inicialmente vendido em feiras livres da cidade; um recipiente apresenta a "exportação" d modelos, até então inédita no Brasil, um cilindro transparente característica do chamado "novos produtos" (bolsas, meias, toalhas, etc); e um cubo d alta tecnologia conta a história da Havaianas. Em meio a tudo isso, uma área reduzida pra serviços d personalização e com monitores pra crianças numa linha d produtos. Na parte d trás da loja, em um "meio nível", há um pequeno jardim, pra uso exclusivo do pessoal; o subterrâneo abriga escritórios e áreas d armazenamento.
Posso confessar q depois disso tudo, tem como ñ amar essa loja? Perfeita!!

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