11.11.09

Red Bull House of Art



Um hotel desativado, construído em 1918, foi ocupado por artistas d diferentes nacionalidades durante o mês d novembro. A iniciativa chama-se Red Bull House of Art, q escolheu como endereço o antigo Hotel Central, projetado por Ramos de Azevedo, no largo do Anhangabaú, em SP. O local já teve a sua fase áurea, entrou em decadência e, agora, vive um processo de revitalização.
Durante os 30 dias e duração do Red Bull House of Art, os participantes irão trabalhar d forma atenta aos movimentos no centro da cidade, compartilhando impressões, práticas e conhecimentos artísticos. O prédio será o principal ponto da ação dos participantes, q possuem experiência em fotografia, instalação, escultura, vídeo, pintura, performance, áudio e outras práticas. Roteiros pela capital paulista também farão parte da programação dos artistas durante o Red Bull House of Art.
No total, serão 10 artistas d 7 países diferentes, incluindo o Brasil, q ocuparão d forma compartilhada, os 4 andares do prédio. Os espaços foram adaptadas pra receber 10 ateliers individuais, além d 4 vazios pra instalações artísticas, salas d projeção, visualização d trabalhos, área d convívio, internet e edição. Haverá também espaços coletivos destinados a duas exposições principais, q abrem e fecham o projeto, além d espaços pra intervenções artísticas, e palestras com curadores, críticos d arte e artistas convidados. Os eventos são abertos ao público e a entrada é franca.
Os artistas são Cláudio Bueno, Alessandra Cestac, Rodrigo Garcia Dutra e Regina Parra, do Brasil, e Zander Bloom, da África do Sul, Hiraku Suzuki, do Japão, El Bocho, da Alemanha, Gabriela Golder, da Argentina, Rui Gato, de Portugal e Grant Davis dos EUA.
A partir d hoje, o evento abre pro público com uma exposição q apresentará uma seleção d trabalhos dos artistas participantes, como forma d introduzi-los ao público local. Pro encerramento, será realizada uma nova mostra, somando os resultados da imersão criativa e da troca d experiências durante o projeto.
A agenda contará também com visitas a locais escolhidos pelos curadores do projeto. Atividades como "Opção dos curadores", pretendem levar os artistas a locais como galerias e ateliers, escolhidos a partir dos questionamentos dos participantes durante o processo. Na programação "Fala do Artista", um artista convidado conversará com o grupo sobre a sua experiência pessoal. E nas "Palestras", um curador, crítico ou pesquisador em arte contemporânea, irá abordar um tema sobre Arte. A curadoria artística do Red Bull House of Art é de Lucas Bambozzi e de Maria Montero.

Red Bull House of Art:
End: Hotel Central
Av. São João, 288 – Centro, São Paulo/SP
Abertura ao público: dia 11 d novembro

Primeira exposição: 11 a 22 d novembro
3ª à 6ª: das 12h às 18h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
ENTRADA FRANCA

Segunda exposição: 05 a 13 d dezembro
3ª à 6ª: das 12h às 18h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
ENTRADA FRANCA

2 comentários:

Unknown disse...

Pq tudo só acontece em SP e RJ? Será que estamos na cidade errada tia?
Beijos.

Bruna Pina disse...

Completamente!! Acha q fico aqui muito mais tempo, tia?!